quinta-feira, 4 de maio de 2017

Pela Libertadores, Atlético goleia e está nas Oitavas pelo 5º ano seguido



por Priscila Oliveira

O Atlético goleou por 5 a 1 o Sport Boys nessa quarta-feira, 03 de maio, no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A partida foi válida pela 5ª rodada do Grupo 6 da Conmebol Libertadores Bridgestone. Maior goleada da história do Galo como visitante pela Libertadores, foi também a primeira vitória fora de casa na competição em 2017. O Alvinegro é o vice-líder com 10 pontos e, com 13 gols em cinco jogos, tem o segundo melhor ataque da disputa (atrás do The Strongest com 17). O empate em 1 a 1 entre Godoy Cruz e Libertad (04.05), garantiu o Galo para as oitavas de final da Libertadores pelo 5º ano consecutivo. Além disso, o Atlético é o primeiro time a passar para a próxima faze.

O departamento médico do Clube indicou que alguns atletas deveriam ser poupados. Roger seguiu as orientações e colocou em campo um time misto. Fred, Robinho, Maicosuel e Gabriel foram poupados, dando lugar a Rafael Moura, Cazares, Otero e Felipe Santana. Para lugar de Marlone, que vinha sendo titular mas não está inscrito na competição), entrou Adilson. Todos com ótimas atuações. Ao longo da partida, Marcos Rocha, Leonardo Silva e Rafael Carioca saíram para entrar Carlos César, Erazo e Yago, respectivamente.

Ao invés de problemas, soluções! A necessidade fez o técnico ganhar mais opções na configuração do time e, até mesmo, poder repensar a escalação dos titulares nas próximas partidas. Porque, por exemplo, se o Robinho ainda não é “aquele” de 2016, Cazares tem se mostrado com muita vontade e capacidade para substitui-lo, se for o caso. Futebol diferenciado ele tem, resta saber se vai querer ser protagonista ou coadjuvante. Adilson encaixou como uma luva no time. Com ele em campo é possível deixar o Elias mais solto (falei isso no texto do último jogo). Acredito que sejaser uma substituição natural (e torço muito por isso). E Otero mostrou que não quer deixar de ser uma valiosa opção na bola parada. Além disso, nesta partida, conseguiu contribuir mais para a equipe, mostrando vontade de “fazer acontecer”. Difícil tirar o lugar de Maicosuel, porém pode ser uma peça importante dependendo do tipo de jogo. Rafa Moura, dispensa comentários. Quando convocado não foge a luta. Ótimos problemas para Roger. Ah, e lá na zaga, Felipe não comprometeu. E quando zagueiro não chama atenção, é ótimo sinal.

O primeiro gol do Galo saiu logo aos 10 minutos. Rafael Moura fez o passe para Cazares, que invadiu a área e chutou no canto esquerdo do goleiro para fazer Atlético 1 a 0. Seis minutos depois, Otero roubou a bola no meio de campo, passou para Rafael Moura. Ele avançou para a área e chutou cruzado no ângulo esquerdo do goleiro. Lindo gol! Atlético 2 a 0. 16 minutos de bola rolando e o Alvinegro abrindo 2 a 0 em jogo de Libertadores? Torcedores e, acredito, nem jogadores estão acostumados com isso. Por isso, que o time relaxou um pouco e, aos 41 minutos, o Sport Boys diminuiu o placar com Castillo (ex-Galo), de pênalti. Foi pra tentar dar emoção, gente!

O Atlético voltou para o 2º tempo com mais disposição. Aos 15 minutos, o Galo ampliou. Rafael Moura fez uma tentativa de fora da área, a bola explodiu na trave, bateu nas costas do goleiro e sobrou para Elias completar para o gol. Aos 17, numa bela cobrança de falta, Otero fez Atlético 4 a 1. O venezuelano cobrou direto para o gol, o goleiro tentou encaixar e não conseguiu evitar o gol de Él Escorpión. E, para fechar a goleada, mais um gol de Cazares. Ele recebeu bom passe de Yago e, na área, chutou por baixo do goleiro. Atlético 5 a 1.

Para torcedor que gosta de acreditar na mística dos números (como euzinha aqui), a última vez que o Galo fez 10 gols em um time, na fase de grupos da Libertadores, sagrou-se CAMpeão. #ArsenalDeSarandi #SportBoys #EuAcredito

Não é a qualidade do adversário (ou falta dela) que fez a atuação do Atlético ser boa. O time atuou bem porque quem foi para o jogo tem qualidade e quis mostrar, teve vontade de ganhar e quando quis, decidiu o jogo. As atuações individuais deram o tom. O Atlético voltou aos trilhos da evolução, dessa vez mais consistente. Posso dizer assim? #VamuGalo

Saudações Atleticanas!

Foto: Site oficial do Atlético.

História

-O maior triunfo do Atlético na Libertadores, contando os jogos como mandante e visitante, continua sendo a goleada por 6 a 0 sobre o Cobreloa-CHI, no Mineirão, pela primeira fase da disputa, em 2000. O duelo contra o Sport Boys entrou no top 3 ao se igualar à vitória por 5 a 1, diante do Unión Española-CHI, no Gigante da Pampulha, em 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário