quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Atlético dribla a história, goleia o Flamengo, em mais um jogo épico, e esta na final da Copa


O gol de Luan que cravou o Atlético na final da Copa do Brasil 2014.

por Priscila Oliveira

Da série "Jogos Épicos", o Atlético virou e goleou por 4 a 1 o Flamengo na noite dessa quarta-feira, 5 de novembro no Mineirão. Foi a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. O que o Brasil duvidou e a Massa acreditou, aconteceu novamente! O Alvinegro fez o punhado de gols necessários contra o rival e está na final da Copa. 

Aos poucos nós vamos exorcizando nossos fantasmas, nos livrando de nossas amarras. A que nos impuseram e também as que nós mesmos nos impusemos. Aos poucos vamos escrevendo novos capítulos, driblando e fazendo histórias, ainda mais emocionantes e felizes. A partida contra o urubu falastrão, a vitória sobre o time carioca, o chocolate não tem nada a ver com técnica e tática. A vitória atleticana no verdadeiro maior clássico do país foi construída aos longos dos anos, e tem a ver raça e com amor. Enquanto o lado de lá veio cheio de “marra carioca”, cheio de retranca, covarde retranca, o lado de cá, o lado certo foi com o coração no bico da chuteira, somado ao bom futebol, a força de sua torcida e a sede de vingança. Vicente Motta profetizou: Galo forte vingador!

E como tem provado ser vingador. Nosso adorável descompensado, Luan, bem disse: “O Galo mudou, não veio para ficar de freguês de ninguém”. Nós mudamos para sempre. O não gol de Tardelli, aquele gol do ídolo que a trave impediu, fez até a rede chorar por não ser balançada e, nem o urubu ter achado um gol primeiro, nos fez desacreditar nessa mudança.

O jogo seguiu e o empate veio aos 41 minutos do 1º tempo, no gol de um “muleque” atacante que cismou em aparecer em clássico. Depois de um cruzamento de Douglas, Carlos tratou de direcionar a bola para o gol e empatar. Enquanto isso, o tradicional e arrepiante grito de “Eu Acredito” ecoava pelo estádio. O jogo seguiu e, aos 11 minutos do 2º tempo, Luan fez linda jogada para o chute forte de Maicosuel e a virada. O jogo seguiu e, aos 36, o argentino Dátolo também fez o gol dele e o terceiro do Galo. O gol incendiou e enlouqueceu a Massa. E, mais três, Luan, o doidinho, aproveitou a sobra e deu um chute frio na pequena área para cravar o Atlético na final da Copa do Brasil.

A vontade dos jogadores em campo fez do Atlético soberano e leal. E só para falar um pouco do todo, o Vingador teve mais de 61% de posse de bola, quase 400 passes certos, contra 164, além de 21 finalizações atleticanas contra sete. Foi um massacre que fez o urubu rodopiar no Galo carrossel de Levir e apelar para a cera inimiga do futebol. Foi humilhante!  

Mas, nesse momento, prefiro falar da magia... Que jogo, que história! 

O Atlético se acostumou a dar dois gols de frente para o adversário nos jogos de ida. E, não faz isso por humilhação ao adversário, é mais para provar que o impossível inexiste para nós, Atleticanos e, também, para mostrar que pode se superar. E, se superou de novo. Foi assim contra gambás e urubus (contando só adversários que levaram viradas e goleadas histórias neste ano).

Do outro lado tinha o Flamengo, um rival histórico. Há décadas esperamos por este confronto para sentir o gostinho doce de eliminar os urubus em um mata-mata. Finalmente, saboreamos.  Um urubu indigesto que sempre foi uma pedra no nosso caminho e, literalmente, roubou nossos sonhos na década de 80. Como não se lembrar de Reinaldo nesse momento? Essa foi para você meu Rei. Não só roubou sonhos como nos estigmatizou como time do quase, sempre parado pelo apito inimigo. Agora, já pode voltar à sua insignificância, carniceiro.  A ti, ofereço a indiferença. Vencemos porque aprendemos a vencer nossos próprios medos.

Foi lindo! Foi tão épico assim como foi também tão banal. O Galo nos tem feito acreditar que são normais vitórias, viradas fantásticas e goleadas. Foi sofrido, foi emocionante como só o Galo saber ser. Mais uma vez e sempre! Sim minha amiga, do mundo virtual e alvinegro, Elen CAMpos Munaier, “a sorte se apaixonou perdidamente pela gente”. Só espero que isso seja definitivo.  

Vamos com tudo para final. Vamos com o foco, a fé, o grito, a raça e a humildade de sempre. Será a primeira final entre times mineiros. Será a primeira vez que um vai tirar do outro um titulo, verdadeiramente, valoroso. Será a primeira vez do Atlético em uma final de Copa do Brasil. De ser o primeiro, a história conta que nós entendemos. 

#Faltam2
#AvanteGalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário