segunda-feira, 28 de abril de 2014

Galo perde no Sul




por Priscila Oliveira

O Atlético perdeu por 2 a 1 para o Grêmio na noite desse domingo, 27 de abril, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. A partida foi válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a volta do técnico Levir Culpe no comando do Galo.

Não se esperava tanto dessa partida, por parte do time atleticano e nem tão pouco. Digamos que o time decepcionou em alguns aspectos, principalmente, na falha do jovem lateral-direito Alex, que resultou no gol gremista, passando pelas atuações ruins de Pierre e Donizete. Este último acabou saindo no 2º tempo para a entrada de André. Tardelli e Ronaldinho também não estiveram nos melhores dias e acabaram substituídos por Marion e Guilherme, respectivamente, na etapa final. Se fossem permitidas mais uma substituição, Emerson Conceição, até agora uma invenção na lateral-esquerda, seria o próximo.

Mesmo com as deficiências e as fragilidades de o time que não treina há quatro meses, a apresentação deixou um ‘tantinho’ de boa impressão. O time discretamente teve uma postura mais ofensiva e, depois de quatro partidas, finalmente a bola entrou. Aos 38 minutos finais, Fernandinho chutou rasteiro para diminuir. Fernandinho que ainda precisa aprender a ser mais solidário. Futebol é coletivo rapaz!

O novo treinador, este merece ser chamado assim, mesmo com toda a autoridade ao sacar as estrelas do time, foi mais plateia que comando. Auxiliado por Carlinhos Neves, Levir viu de perto as peças que estarão sob seu comando, procurou se inteirar sobre o que está acontecendo com o time e conversar com alguns atletas, segundo o próprio comandante disse na coletiva pós-jogo.

O fato é que se torna humanamente impossível ele fazer uma mudança profunda no time em dois dias ou até uma semana, como o Galo precisa. Será mais na base de vídeos, conversa e motivação, que treinamento. Mais fato ainda é que milagres acontecem aos montes ali pelos lados do Horto. E o torcedor atleticano, de fé renovada, vai acreditar novamente e carregar o time ao triunfo.
A primeira impressão do técnico não poderia ser outra senão a óbvia: será preciso muito trabalho para recolocar o time nos eixos. Mas, não duvide que ele o faça. Já tirou leite de pedra na última vez que esteve por aqui.

Ao ser apresentado na sexta-feira (25/04), Levir disse que “jogador é um número, não é um nome. Se estiver fazendo gol, chutando em gol, desarmando está bem, se não estiver com números não é bom”. Na coletiva depois da partida, ele repetiu o discurso ao ser perguntado se tem dificuldades em tirar o R10 de campo. Levir foi bem direto e não titubeou:

-Tirar o Ronaldinho pra mim é como tirar qualquer um do elenco, porque jogador pra mim é número. O melhor jogador está dentro da estatística... O jogador tem que ter percentual alto de aproveitamento senão não fica no time e serve pra qualquer um”.

Acredito que a esperança do atleticano deve se fortalecer mais um tantinho nas palavras de Levir: “Precisamos da torcida e os jogadores precisam de atitude”. Quanto à torcida, dispensa convocação, porque esta nunca fugiu da luta. Quanto à atitude dos jogadores, não duvide que ele arrancará isso dos que forem escalados para a batalha.

Bora acreditar, torcer até a garganta sangrar! Afinal, "não é milagre é Atlético Mineiro"! #EuAcredito


Saudações Atleticanas!!!

Foto: ESPN Brasil

2 comentários:

  1. É isso ai. Não é milagre é Clube Atlético Mineiro! #EuAcredito

    Não gostei da jogo de estréia, mas o começo do treinador do Galo foi promissor: Sacou as "estrelas", por diversas vezes balançou a cabeça discordando de jogadas erradas, colocou a mão sobre o rosto parecendo não acreditar em como o time teoricamente bom no papel parecia tão mal preparado e acima de tudo notou que terá muito trabalho. Não é só a parte física e técnica, mas também a vontade que faltou e vem faltando à maioria dos jogadores, a falta de jogadas ensaiadas, a falta de espirito de equipe.

    Alex Silva tem se mostrado cada vez mais deficiente, fraquíssimo na marcação, entregou mais uma jogada bisonha e quase deu mais um gol para o Gremio C. No ataque figura nula, não acertou nada e não vem fazendo nada certo a muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Fernando! E, hoje, vemos que o trabalho de Levir já está dando frutos antes do esperado!. #AvanteGalo

      Excluir