domingo, 6 de abril de 2014

Adversário recua demais, árbitro interfere e Atlético empata




por Priscila Oliveira

Apesar de superior, o Atlético apenas empatou em 0 a 0 como o Ypiranga neste domingo, 6 de abril no Independência. A partida foi válida pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. O Alvinegro precisa de uma vitória, por qualquer placar para continuar cantando alto em Minas pelo terceiro ano consecutivo.

Nunca se viu um adversário ir ao Horto tão recuado e acovardado como a raposa foi enfrentar o Galo. Somado a isso um árbitro que minou o dono da casa com faltas inexistentes ou com a inversão das que existiam, na maioria das vezes, interferindo no resultado. Se o árbitro fosse sério teria até expulsado o abelhudo goleiro do time do Pirangi, pelo provável segundo cartão amarelo, pelo tanto de "cêra" que ele fazia a cada reposição de bola. E pergunta se o dono do apito ao menos converteu essa “cêra” em acréscimos? Claro que não!

O Atlético, mesmo com algumas deficiências e muito desfalcado, dominou o jogo e teve as melhores chances. Um capricho a mais nas finalizações e a vitória teria sido realidade. Uma interferência a menos do árbitro e talvez também o empate tivesse virado vitória. Em dia que Tardelli entrou em campo de corpo e alma. Está certo que perdeu a segunda “bola do jogo”, em um lance no 2º tempo, mas teve uma excelente atuação, lutou muito durante todo o tempo.

Em dia que Guilherme fez mais uma boa partida, sendo, com toda certeza do mundo, a melhor partida dele em um clássico mineiro. Que garra do rapaz! E que Inteligência! Guilherme fez jogadas brilhantes no 2º tempo. Em mais um dia de Victor salvador, embora tenha sido pouquíssimo exigido. Mas, estava lá quando o time precisou. Em dia de Leonardo Silva e Otamendi irretocáveis. Dois paredões! Que prazer ver esse argentino no Atlético. Obrigada Ronaldinho! Em dia de Donizete combativo e ladrão, deve ter sido o jogador que mais roubou bolas na partida. Pierre voltando a ser o volante que conquistou o respeito da Massa: discreto e eficiente. Em mais um dia de Marcos Rocha mantendo o bom nível que tem tido na temporada.

Lá na frente, se faltou sorte e capricho para Jô fazer o gol, sobrou disposição. S-E-L-E-Ç-Ã-O! Assim como faltou calma para Marion durante toda partida, principalmente para aproveitar a primeira “bola do jogo” que caiu na cabeça dele. O jovem atacante parece ter sentido muito a pressão do clássico mineiro. No 2º tempo melhorou, mas acabou saindo para a entrada de Carlos. Faltou mais calma e ousadia para Alex Silva também, principalmente no 1º tempo. Alex conseguiu regular no início da etapa final, quando enfrentou o adversário em um lance, foi melhor e roubou a bola. Isso parece ter dado confiança ao jogador que começou a acertar mais e quase fez um gol até, não fosse a perna direita, que não é a boa.

Um empate que desce como derrota para o Atlético, pelo tamanho da luta e da garra em campo. Um empate que soa como uma vitória para o Yale, pelo simples fato de ter conquistado o objetivo acanhado de não perder, mesmo que isso tenha custado abrir mão totalmente do ataque, como fizeram.

Por aqui, evita-se dar créditos aos árbitros e bandeirinhas, mas dessa vez vale o comentário. Há vários tipos de interferência da arbitragem no resultado de uma partida. O tipo que aconteceu nessa partida é o pior porque não deixa o jogo fluir como deve, nem para quem, aparentemente, é beneficiado. Este tipo, torna o resultado enganador para os dois lados. Engana quem não gostou do empate porque gera a dúvida de “como teria sido”? E engana quem gostou e desejou o empate também, porque sem essa interferência, será mesmo que teria segurado o forte oponente?

Enfim, se também no jogo decisivo como mandante, o adversário continuar optando por jogar como time pequeno, tem grande chance de levar o caneco mineiro. Afinal, basta não levar gol. Agora, se resolverem jogar de igual pra igual, será bem difícil tirar o sonho do tricampeonato estadual do Campeão da América.

O encontro derradeiro entre o campeão da América e o vencedor tupiniquim será no próximo domingo, 13 de abril. Antes disso, durante a semana, ambos terão compromissos pela Libertadores. O Atlético espera o Zamora no Horto na quinta-feira, 10 de abril em busca da vitória para confirmar o primeiro do Grupo. Já o palestra tem que vencer o jogo dele por três gols de diferença para seguir na competição sul-americana.


Avante Galo!


Saudações Atleticanas!

Foto: Site oficial do Atlético

Obs.: -Nos bastidores, o presidente Alexandre Kalil anunciou na madrugada desse domingo que o atacante francês Anelka é do Galo. Atacante de 35 anos, mas com qualidade incomensurável. Vibremos!

Um comentário: