quinta-feira, 13 de março de 2014

Atlético volta com um ponto do Paraguai e segue líder


por Priscila Oliveira

O Atlético empatou em 2 a 2 com o Nacional do Paraguai na noite dessa quarta-feira 12 de março, no estádio Antônio Aranda em Ciudad del Este. A partida foi válida pela 3º rodada da Fase de Grupos da Copa Bridgestone Libertadores da América. Com o resultado o Galo perdeu o 100% de aproveitamento, mas continua líder do Grupo 4, com sete pontos, sendo três acima do segundo colocado.

E lá pelas terras paraguaias o caldo quase azedou. A equipe alvinegra começou desligada, esquisita, parecia estar a passeio enquanto o adversário estava acelerado. O sistema defensivo atleticano, tão evoluído para os olhos do técnico Paulo Autuori, demorou a se encontrar no jogo e quase colocou tudo a perder. Com apenas quatro minutos de bola rolando o Galo já tinha levado dois grandes sustos. Uma pausa para uma bicada de Galo lá na frente.  E, na volta, um ataque mortal paraguaio e o gol aos 8 minutos. O Galo sentiu o golpe enquanto o adversário continuou atacando e tendo as melhores chances.

E foi nessa hora que o jogador referência apareceu. Aos 22 minutos brilhou a estrela do gaúcho mais mineiro que se tem notícia. Ronaldinho fez uma jogada pelo meio e deu um passe na medida para Josué bater de pé esquerdo para o gol de empate. Com isso, o time chamou o jogo pra si e começou a criar uma chance atrás da outra.

Com o empate, a nítida melhora da equipe atleticana que se reorganizou e com mais quatro minutos saltou à frente do placar com o gol de Jô, em um impedimento que o bandeirinha não viu. Também o lance foi difícil de perceber. (Com o gol, Jô se tornou o maior goleador do Atlético na Libertadores, com 10 gols).

Com a virada, o time se acertou de vez em campo e voltou a jogar como se pudesse ganhar quando quisesse. Porém, mesmo com o Atlético um tantinho melhor, o Nacional parecia não ter se abatido com a virada no placar, jogava como se a partida estivesse empatada e levava perigo ao gol de Victor de vez em quando.

Para o 2º tempo o Atlético voltou melhor. Embora a troca de Josué por Leandro Donizete, aos 13 minutos, não ter surtido o efeito das outras vezes. Josué que saiu por estar amarelado. Com cinco minutos em campo e Donizete também levou cartão. Segue o jogo e o Atlético melhor, com jogadas mais consistentes no ataque, seja na arrancada de Fernandinho que na tabela com Tardelli sofre a falta, seja quando ele mesmo sofre a falta para as cobranças venenosas de R10. Mas faltou aquele capricho final para a bola entrar em ambos os casos.

O técnico Autuori, aos 37 minutos mandou pra campo o Rosinei no lugar de Ronaldinho, com a nítida intenção de segurar a bola e controlar os paraguaios. Mas, pareceu que a entrada dele fez foi os paraguaios partirem pra cima. O mais coerente seria ter colocado o atacante Neto Berola, que tem entrando bem nas partidas, fazendo gols importantes e com está com confiança. Já dizia a máxima: “A melhor da defesa é o ataque”. E, talvez o Berola fosse o jogador ideal para matar de vez o jogo. Talvez! Porém, seria um risco mais coerente.  Enfim, não dá pra chorar o leite derramado.

Percebe-se que essa mania de o Atlético dar um gol de frente para o adversário está ficando perigoso. Virar ainda no primeiro tempo também não parece ser nada bom para o Alvinegro quando os jogadores se contentam e não matam a partida em claros lances de gol.

Antes de o árbitro marcar o pênalti que não existiu, em jogada próxima do árbitro e de fácil ‘não’ marcação, Fernandinho e Tardelli haviam perdido aquelas grandes chances de matar o jogo. Depois do gol de empate paraguaio, foi a vez de Donizete, chutar para os ares a última chance de vitória atleticana. Digamos que os três tiveram a bola do jogo, porém apenas Tardelli foi pego pra Cristo.

Para deixar o copo sempre meio cheio, em campo o Atlético foi um time que soube mudar a história da partida quando se impôs em campo a partir do momento em que fez o primeiro gol, aos 22 minutos do 1º tempo até aos 30 minutos do 2º tempo. Os jogadores em sua maioria têm regulado. O lateral-direito Marcos Rocha continua com o estandarte de melhor jogador do Galo neste ano. O lateral-esquerdo improvisado Dátolo, apesar de dar o passe para o gol de Jô, deixou a desejar. Os ótimos zagueiros Leonardo Silva e Otamendi, mesmo com a falta de entrosamento, conseguiram se organizar. Pierre tem voltado a ser Pierre, o pitbull. Esteve tão concentrado nos desarmes que quase foi ele quem fez falta no adversário dentro da área. Fernandinho, tão apagado nos últimos jogos, conseguiu dar algumas de suas arrancadas. Tardelli não apareceu tanto lá na frente, fez um jogo regular, mas mesmo apagado, não se vê o atacante fugir do jogo. É preciso ter paciência que o cara é bom. Quanto ao Autuori, em caso de vitória, receberia os elogios que a situação propiciaria. Mas, o empate, fez repensar a opção dele no jogo. Ele poderia ter colocado Berola ao invés de Rosinei, ou quem sabe de Fernandinho até...

Ainda líder, ainda invicto e voltando pra casa com um ponto na bagagem. Está de bom tamanho, por hora.

Faltam 11!

Avante Galo!


Saudações Alvinegras!!!

Foto: Daniel Teobaldo @daniteo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário