domingo, 23 de março de 2014

Atlético goleia e fica muito próximo da final do Mineiro




por Priscila Oliveira

O Atlético goleou por 4 a 1 o América na tarde deste domingo, 23 de março, no Independência. A partida foi a primeira da melhor de duas da semifinal do Campeonato Mineiro. O resultado deixou o Alvinegro muito perto da disputa pelo 43º título estadual e do tricampeonato seguido. O Atlético pode até perder por até três gols de diferença que seguirá para a final. O dia foi marcado também pelos 100 jogos de Victor com a camisa atleticana.

Digamos que foi um jogo de Galo, diferente da partida do meio de semana, o time teve uma excelente atuação e o resultado foi gols. E não venham questionar a qualidade do adversário, porque falo da postura do time. Uma postura ofensiva e uma equipe organizada basicamente como sempre deveriam ser em jogos dentro de casa. Porque, contra o América, o Galo foi visitante só no papel, na troca de vestiário ou de banco. Em campo e na arquibancada só deu Atlético, em casa, seguro de si. O Alvinegro impôs o seu jogo e tornou tudo mais fácil. O revezamento de ataque com Tardelli, Neto Berola, Guilherme e Jô, deixou maluca a defesa americana.

Embora não concorde com a maioria que critica o Tardelli neste início de ano, contra o Coelho, o atacante jogou muito bem e dá nítidos sinais de que a Massa voltará a ter o melhor Tardelli que conhece. O primeiro gol nasceu na cobrança de falta do atacante com um minuto de jogo. Tardelli levantou a bola na área, Dátolo desviou na trave e Otamendi, no rebote, fez Atlético 1 a 0.

E que zagueiro este Otamendi! E que sorte do Atlético ter sido escolhido por ele. Jogador argentino é mesmo diferenciado neh. Sei lá! Parece que realmente amam o que fazem para além do salário. Estão sempre com disposição seja contra quem for. O argentino Dátolo é outro que por vezes se supera na raça, e hoje não foi diferente. Mas, no caso dele, fora de posição, nem sempre tem ido bem.

O segundo gol veio do cruzamento do atacante Neto Berola, com ótima atuação, para Jô completar e fazer Atlético 2 x0, aos 35 minutos de jogo. Três minutos depois, Berola também sofreu o pênalti que originou o gol de Guilherme em cobrança com paradinha e tudo. Atlético 3 a 0.  Aos dois minutos do 2º tempo, veio a retribuição por todo esforço de Berola. Dátolo cruzou e o atacante deu uma cabeçada certeira para o gol. Atlético 4 a 0.

“Há males que vêm para o bem”, como diria a sabedoria popular. E a contusão de Fernandinho no último jogo, fez o Autuori mudar o time e lá foi Guilherme para o time titular. E, que partida fez o jogador. Criativo e inteligente, ele esteve envolvido nas principais jogadas do time.

Com a presença de Guilherme e a ausência de Ronaldinho Gaúcho, o time se mostrou mais solto, mais solidário nas jogadas e até mais criativo. Não entenda mal quem vos escreve. Não gosto e não quero ver o Atlético sem o R10. Longe disso! O que se espera é que o time não seja tão “Ronaldinho dependente”. Que quando o craque estiver em campo, não seja visto como a única solução para as jogadas do time, que é o que acontece. Os jogadores sempre o procuram, não por acaso é a maior referência do time, mas como ele ainda não encontrou o futebol este ano faz-se necessário ter outras opções. Tem sido um “círculo-vicioso”, a maioria dos jogadores procura por R10 e ele, por sua vez, por Jô, mesmo quando há companheiros em melhores condições. É visível e previsível demais! Mais trabalho para Autuori.

Outra hipótese, para justificar a soltura do time, pode estar relacionada à entrada de Donizete no lugar de Pierre. Junto com Josué, ele fez uma boa atuação. Acredita-se que o time anda “travado” demais com Pierre e Josué, já que o primeiro ainda não encontrou o bom futebol de 2013 e, o segundo, sempre acaba substituído. (hoje foi por Claudinei). Aliás, há um clamor pela volta de Donizete ao time. E, boa parte, quer ver a dupla Donizete e Josué em mais oportunidades. É a força do grupo por disputas sadias. Todos por todos e pelo Galo.

Aos 40 minutos, Tchô diminuiu para o Coelho, mas já era tarde demais para qualquer reação. Do América se salva mesmo o goleiro! Não fosse ele, o placar teria sido mais amplo.

A segunda partida da semifinal, será no próximo domingo dia 30 de março, também no Independência, com mando do Galo, às 18h30.


Saudações atleticanas!!!

Foto: Priscila Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário