domingo, 23 de fevereiro de 2014

Em um tempo só, Galo vira e vence o América


por Priscila Oliveira





De virada, o Atlético venceu por 3 a 2 o América neste domingo, 23 de fevereiro, no estádio Independência. A partida foi válida pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro e com o resultado o Atlético tem 11 pontos é está em terceiro lugar.

O 1º tempo foi daqueles onde a maioria se pergunta sobre a relevância de um campeonato estadual, onde é visível a desmotivação dos jogadores. O futebol, usando um jargão antigo, foi de dar “calo nas vistas”. O Atlético cometeu muitos erros na saída de bola e, em uma delas, aos 8 minutos, o zagueiro Otamendi se atrapalhou e acabou dando de bandeja a jogada em que saiu o primeiro gol do Américo com Obina (que não comemorou).

Torcida vaiando alguns jogadores, pedindo raça e o time cada vez mais apático, sem concentração. Até conseguiu alguns ataques, mas sem sucesso. O segundo gol americano aconteceu aos 48 minutos, em uma péssima saída do gol de Víctor somado a falta no atacante, falha de marcação e consequente gol contra de Pierre. E, assim, o tão esperado gol de Pierre saiu, infelizmente foi contra. O árbitro registrou gol de Obina (que mais uma vez não comemorou). E, assim, o Alvinegro foi para o intervalo perdendo de 2 a 0.

Para a etapa final, o Atlético foi outro time em campo. Ofensivo desde o início, lembrou os melhores momentos da equipe do ano passado, com velocidade no ataque e com uma defesa mais segura. A primeira finalização, do 2º tempo, veio dos pés de Ronaldinho Gaúcho, que esteve muito apagado na partida.

Parece que baixou o Bernard em Fernandinho nessa etapa. O atacante imprimiu uma velocidade que incendiou o ataque atleticano. Aos 9 minutos, Fernandinho passou para Marcos Rocha, pela direita, que foi à linha de fundo fazer o cruzamento perfeito para o gol do Tardelli e a reação atleticana. Atlético 1 x 2.

O atacante Diego Tardelli mostrou que ainda é muito importante para o time. Desde o 1º tempo era o que mais buscava o ataque e o gol veio premiar a dedicação dele. Foi com Tardelli que o segundo gol começou a ser desenhado. Aos 18 minutos, o atacante fez um cruzamento pela direita, Fernandinho concluiu no travessão e a bola sobrou para o matador Jô deixar tudo igual. Atlético 2 x 2.

O Galo era só ataque. Aos 25 minutos, já havia finalizado 17 vezes, tudo o que não finalizou na primeira etapa. Aos 27 minutos veio o gol mais bonito do jogo, Dom Diego invadiu a área pela esquerda, chutou forte e cruzado para fazer a virada e a vitória. Atlético 3 a 2.

Chato foi ver os craques fazendo gols e não comemorando com a Massa, por causa de meia dúzia que vaiaram a equipe e o técnico. A maioria não pode ser punida por um erro de poucos! Vaiar o time tende apenas a deixar o jogo mais nervoso. Nada que credencie jogador algum a punir quem acredita neles.

Chato também é ver a irregularidade do time (nessa partida e em outras também) que vai de uma atuação péssima a ótima em 90 minutos, é que enerva os torcedores de véspera. Isso é uma das coisas que mais incomoda nesse time dirigido por Autuori. Pode ser que tenha a ver com o pouco tempo de pré-temporada ou com o comando técnico ainda. O fato é que a equipe oscila muito, comete falhas grotescas, mas para alegria da Massa, ainda assim, consegue se recuperar e acaba fazendo o resultado, ou pelo menos não perdendo o jogo como foi no clássico, por exemplo. Sempre conseguirá reverter? O técnico, na semana passada elogiou a postura da defesa, afirmou que tinha acertado o setor. E nesse jogo, o setor defensivo foi o que mais errou. Vai entender!

O volante Pierre, não pelo gol contra, mas esteve mal hoje. Até poderia ter saído, no lugar de Josué, que esteve bem, para a entrada do Leandro Donizete (aos 13 minutos). Esse tipo de teste tem de ser feito no Mineiro mesmo. Complicado tentar isso em jogo de Libertadores. A não ser em uma tentativa desesperada de final de jogo, não sei. Agora, o fato positivo é que o comandante tem conseguido corrigir as falhas ao longo do jogo.

Dois dias tem o técnico Autuori para os ajustes necessários para o jogo de quarta-feira, contra o Independiente Santa Fé, pela Libertadores (Fase de Grupos). Partida em que todos esperam uma boa atuação atleticana e consequentemente uma vitória e a volta da mística do Horto.



Saudações Atleticanas!!!



Foto: Site oficial do Atlético

Nenhum comentário:

Postar um comentário