sexta-feira, 31 de maio de 2013

Victor coloca Atlético na semifinal da Libertadores 2013


por Priscila Oliveira


Foi dramático como só com o Alvinegro pode ser. Foi também nervoso e confuso, mas às vezes, como já foi dito antes por aqui, o futebol teima em ser justo... 


O Atlético empatou em 1 a 1 com o Tijuana na noite desta quinta-feira, 30 de maio, no Independência. Foi o jogo de volta das quartas-de-final da Copa Bridgestone Libertadores da América 2013. O resultado garantiu o Alvinegro na semifinal da competição. O Galo é o único clube brasileiro sobrevivente na Libertadores. O Atlético chega, pela segunda vez na história, em uma semifinal de Libertadores. A primeira vez foi em 1978, quando foi eliminado pelo Boca Jrs.

A noite foi de máscaras. Os torcedores foram convocados a assistir ao espetáculo de futebol com máscaras de 'Pânico'. Um referência irreverente do habitual grito de 'Caiu no Horto, tá morto'. Na entrada dos jogadores em campo, um lindo mosaico com a palavra de incentivo 'Vencer' deixou o estádio ainda mais bonito e mostrou o a importância do confronto.



Bola em jogo e dois times aguerridos, mas com o time mexicano chegando com mais facilidade ao ataque. O Alvinegro, conseguia chegar com perigo mas pecava no último passe. Sofreu uma certa pressão e viu o Tijuana assombrar a noite ao abrir o placar ao 25 minutos do 1º tempo. Antes disso, o árbitro já havia anulado um gol dos Xolos (cão símbolo do Tijuana).

Tijuana que jogou muito e que o Atlético correspondeu à altura. Depois de seguidas jogadas de pressão, em uma cobrança de falta pela direita de Ronaldinho Gaúcho, a bola sobrou para Réver colocar no fundo das redes e deixar tudo igual no placar, assim como estava em campo. Atlético 1 a 1. Com o gol, Réver se igualou a Luizinho, como o zagueiro que mais fez gols na história do Alvinegro. Foi o 2º gol dele pela Libertadores. 

Com Bernard sem render o que se esperava, Jô não conseguindo concluir a gol e Ronaldinho Gaúcho sem chamar a responsabilidade que se espera de um camisa 10, ficou complicado. O único do quadrado mágico flutuante atleticano que esteve bem mesmo na partida foi Diego Tardelli. 

No 2º tempo se viu um Atlético mais disposto e com as melhores chances de ampliar. Bernard e Jô acabou substituído e Luan e Alecsandro foram para o jogo. Josué também entrou no lugar  de Marcos Rocha que vinha bem. O time do México não se intimidou com as novas opções e tentativas do time mineiro e investiu em jogadas de contra-ataque. Foi assim que começou a brilhar a estrela do goleiro Victor. O arqueiro, que já havia feito uma defesaça na etapa inicial, salvou o Atlético em pelo menos três lances capitais, fora o pênalti.

Nos minutos finais da partida, aos 47, Leonardo Silva fez pênalti e o jogador do Tijuana Riasco foi para a cobrança. Apreensão da torcida. Um filme, de final não muito feliz, certamente passou na cabeça da maioria do atleticanos presentes. Alguns viram a cobrança, alguns não, outros preferiram virar as costas e torcer. Victor de agigantou na frente de Riasco e com o pé esquerdo fez a defesa mais importante da vida dele, como ele mesmo descreveu. 

Nem o mais otimista dos torcedores atleticanos ousou afirmar que seria fácil. Nem o mais pessimista dos torcedores atleticanos imaginava que seria tão difícil, como de fato foi. Assim, a classificação do Atlético veio de pé esquerdo. Não de um pé esquerdo que chuta para o gol mas, o do pé esquerdo que impediu um gol que findaria o sonho atleticano de conquistar a América.

A imagem de todos os jogadores se juntando ao goleiro Victor para o cumprimentar e agradecer, são daquelas raras, ainda mais quando se trata de goleiro herói.  Torcedores e jogadores em êxtase pela classificação! Comemora Massa!!! Faltam 4!



O adversário na próxima fase é o  Newell's Old Boys da Argentina. Nas palavras do técnico Cuca, o melhor time da Libertadores ao lado do Atlético. O treinador ainda disse que se trata de um adversário dificílimo mas, que o Atlético vai enfrentar um time espelho. A 1ª partida da semifinal está prevista para o dia 3 de julho, na cidade argentina de Rosário.



Avante Galo!

Saudações atleticanas!!!

Fotos: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário