segunda-feira, 18 de março de 2013

Hat trick de Réver, virada e Atlético goleia o América

O time da virada...

 

por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 5 a 2 o América, de virada, na noite desse domingo, 17 de março, no estádio Independência. O clássico teve o mando de campo do Alvinegro, assim como a festa. A partida foi válida pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. Invicto como mandante desde agosto de 2011 e, no Independência, desde a reabertura em abril de 2012, o Atlético mostrou quem realmente manda no terreiro. Com a vitória, o Galo somou 12 pontos na competição, segue em segundo lugar e tem um jogo a menos que as demais equipes.

Já vi esse filme! É essa a sensação que se tem ao ver os jogos do Atlético ultimamente. Os adversários, assim como fez o América, a vítima da vez, têm a mesma postura. O propósito, sempre claro e bem definido, é marcar de perto os jogadores atleticanos, diminuir todos os espaços do Alvinegro e apostar nos contra golpes. Uns têm algum sucesso com essa postura, mesmo que momentâneo, como o Coelho que conseguiu abrir o placar aos 9 minutos do 1º tempo. Outros times, nem isso.

Não é subestimação aos adversários, é constatação de uma tática que eles usam que não tem dado certo. Felizmente para o Galo. O time atleticano sempre estuda o rival, deixando-o jogar, acreditar que pode dar as cartas do jogo e mostrar a que veio. Não é mais segredo para ninguém, principalmente para quem acompanha o Alvinegro. Depois de analisar como o rival se porta, sem deixar de se impor, a equipe atleticana mostra a sua força, qualidade e tranquilidade para superar o adversário com um elenco forte e um ataque mortal. Ou, por meio de um meia pequeno notável e, principalmente, de um zagueiro metido a atacante que deram show no estádio.

O filme foi assim. O Atlético levou o gol e, mais uma vez, não se deixou abater. Partiu pra cima, mostrou o volume de jogo de outras exibições e chegou ao empate aos 32 minutos, com o chute forte de direita de Leandro Donizete, isso depois da tentativa de Bernard que o goleiro deu rebote. A primeira etapa terminou com um festival de gols perdidos pelo ataque atleticano e, a essa altura, o time alvinegro já tentava recuperar o meio de campo e encontrava mais espaços para as jogadas. Importante dizer que o Atlético entrou em campo sem três titulares absolutos, que foram poupados: Leonardo Silva, Júnior Cesar e Ronaldinho Gaúcho. Para o lugar de Leo, Gilberto Silva, de Júnior, Richarlyson e de R10, Guilherme, recuperado de contusão. Claro que não se pode comparar este último com o craque Ronaldinho mas, ele atuou bem e as críticas de muitos torcedores não procederam dessa vez. É preciso ter paciência com o jogador, afinal é um bom reserva.

O 2º tempo começou e o Atlético tomou conta do jogo.  As chances foram aparecendo e aos 12 minutos, em jogada bem ensaiada pelo Galo e uma linha de impedimento mal ensaiada do América, o atacante Diego Tardelli colocou o zagueiro Réver na cara do gol. Com a categoria peculiar, Réver deu um toquinho na bola, encobriu o goleiro e virou o placar. Atlético 2 a 1. Dois minutos depois e veio a obra mais bonita de Réver na noite. O zagueiro fez um golaço de voleio dentro da área, digno de um atacante, depois da cobrança de escanteio de Bernard pela direita. Atlético 3 a 1. Aos 33 minutos, de novo Bernard cobrando escanteio, dessa vez pela esquerda, e de novo Réver, dessa vez com a cabeça, ampliou o marcador. Galo 4 a 1.


Dois minutos depois do gol alvinegro, em um vacilo do sistema defensivo atleticano, o América fez o segundo gol com Laércio. Mas, o Atlético estava impossível e mais dois minutinhos, aos 37, Bernard lançou para Diego Tardelli dentro da área e ele marcou um lindo gol. Depois de tirar do goleiro, com um drible curto, Tardelli bateu de pé direito para fazer o 5ª do Galo e fechar a goleada. Atlético 5 a 2. Reparem que Bernard participou de quatro dos cinco gols atleticanos.

São atuações como essa, contra adversários tanto da Copa Libertadores, como do Campeonato Mineiro que fazem os críticos renderem elogios àquele que já é chamado de o time que joga o melhor futebol no país. Reverências e elogios frutos de muito trabalho do técnico Cuca e muita dedicação dos jogadores em campo. Não tem nada ganho, as batalhas são longas, mas as expectativas são ótimas.

Na quarta-feira, 20 de março, o Atlético encara o América de Teófilo Otoni, no interior, em partida adiada da 5ª rodada do campeonato estadual.

Avante Galo! Saudações Atleticanas!!!                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário