segunda-feira, 23 de julho de 2012

Este é o Galo dos sonhos


22/07/2012

por Priscila Oliveira





Que Atlético é este? Que parece ter saído direto dos mais lindos sonhos dos torcedores para a mais perfeita realidade? O Alvinegro já soma seis vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Está há cinco rodadas na liderança da competição, que no começo era tido como mero acaso do destino para os críticos e agora é candidatíssimo ao título. Respeito conquistado pelas boas partidas que tem feito e vitórias incontestáveis.

O Alvinegro parece ter, finalmente, aprendido a disputar um campeonato de pontos corridos onde cada jogo é uma decisão. Isto pode ser visto a cada final de partida onde todos os jogadores vibram e se cumprimentam em campo como se estivessem vencido mais uma batalha. A cada gol marcado, isso também é repetido.

Já temos a melhor campanha da história da tal "era" de pontos corridos. Mas, isso é só pra constar. Porque o que vale mesmo é o campeonato desde 1971, como tem que ser.

A forma como o ano de 2011 terminou foi para esquecer e não deixou muita esperança quanto ao futuro. O time mais uma vez havia se livrado do descenso nas últimas rodadas da competição nacional e, ainda, a Massa sofreu um duro golpe em um clássico mal explicado até hoje. Passado!

2012 começou atípico e, o que seria um ano de desagregação torcida/time, virou um ano de aliança e de conquista de resultados importantes que há muito não se via.

Alguns jogadores foram dispensados e outros chegaram à Cidade do Galo porém, nada de barca, desta vez foram contratações pontuais. Como sempre deveria ser. Assim, a equipe foi campeã mineira de forma invicta (o que não acontecia desde 1976). Está certo que foi também eliminada precocemente da Copa do Brasil mas, sabe aquele momento certo para perder uma partida e que ensina algo? Então!

A bola rolou no Campeonato Brasileiro e o que se viu foi um time aplicado taticamente, com jogadas bem ensaiadas, firme na defesa, lúcido e ofensivo. Há quanto tempo não se via isso nos jogos do Galo? E aquela história do tal ‘psicológico’ entrar em campo a cada gol que o time levava? Também parece coisa do passado. O Atlético 2012 quando toma gols, age com naturalidade e vai em busca do resultado, da virada do placar. Foi, dessa forma, que conseguiu viradas sensacionais como aquelas contra o Figueirense, em Florianópolis ou, a última, contra o Sport em Recife. Ambas conquistadas ‘fora de casa’, o que valoriza ainda mais tais resultados.

Casa! Temos uma casa e isso tem sido fundamental. Estamos imbatíveis no novo estádio do Independência que, para a Massa, já mudou de nome. Agora é Arena do Galo. Ao voltar um pouco no tempo, mais precisamente à Arena do Jacaré, ano passado, e o Atlético já estava invicto em casa desde agosto de 2011. Escrita que manteve no novo estádio e já soma 11 meses sem saber o que é perder em seus domínios. Números expressivos mas, que deveria ser o objetivo mínimo de um time: vencer em casa é obrigação. E o time atleticano tem feito esse dever direitinho.

A grande contratação do time no início do Brasileirão foi Ronaldinho Gaúcho. Inicialmente uma incógnita pela sua tumultuada passagem pelo time do urubu, tem sido no Atlético um bom mestre de obras. Sem muitos holofotes é mais um jogador a contribuir para os bons resultados do time de Cuca. Discreto porém, sempre ‘eficaz e decisivo’*. Como ele uma jóia tem sido lapidada. O jovem Bernard está iluminado desde a chegada do craque. Aluno aplicado, Bernard nitidamente parece ouvir os conselhos do ídolo de infância. O jogador que já tinha conquistado a Massa pela qualidade porém, melhorou ainda mais o desempenho nas partidas, desde a chegada de Ronaldinho. Jogadas que merecem placa como no Olímpico, na partida contra o Grêmio e o belíssimo gol na Ilha do Retiro, contra o Sport, coroam a boa fase e torna o futuro do atleta promissor.

Que bom momento vive a Massa Alvinegra! Este é o Atlético que há muito se sonha com jogos de vitórias incontestáveis. Só os Atleticanos sabem o tamanho dessa história que está sendo escrita este ano. O clima não poderia ser mais favorável e a cada dia acredita-se mais na conquista do Brasileirão. Ainda há muito campeonato pela frente e falar em título para os torcedores normais pode ser muito cedo, mas, para o Atleticano não! Este, já encara como a possível campanha do título, pelos números favoráveis. A esperança está de volta e este ano, arrisco a dizer que não tem cavalo paraguaio algum, esta equipe é pura raça e puro sangue.

Distraídos venceremos! Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!

*Dizeres de Juca Kfouri

Nenhum comentário:

Postar um comentário