quinta-feira, 8 de julho de 2010

Holanda x Espanha na final da Copa. Uma delas vai sair da fila.



por Priscila Oliveira

E não é que a Espanha resolveu jogar bola e parou a favoritíssima Alemanha?
Pela semi final da Copa do Mundo da África, a Espanha venceu por 1 a 0 a Alemanha e está na final inédita com a Holanda. O jogo foi realizado nesta quarta-feira, 07 de Julho.

Confesso que comecei o jogo torcendo pela Alemanha, mas depois me rendi ao futebol da Fúria espanhola.

No primeiro tempo, a Alemanha fez o seu jogo de sempre, se propôs ao futebol fechado, de forte marcação, deixando o adversário jogar, ao passo que bloqueava as jogadas dos espanhóis e tentava definir a partido com os seus famosos contra-ataques. No início a tática deu certo, embora a Espanha tivesse mais volume de jogo, a Alemanha tinha tudo sob controle e só esperava um contra-ataque encaixar para fazer o seu gol. Só que isso não aconteceu. E o que encaixou mesmo foi o futebol espanhol sobre o alemão. Os chucrutes sentiram muita falta do jovem talento Muller e, fora isso, a Espanha estava igualmente forte na marcação e com a vantagem de ser um time mais ofensivo. Arriscou-se mais, lutou mais pelo gol.

A Espanha não tinha feito nenhum grande jogo nesta Copa até então, por isso, o favoritismo era total da Alemanha.

A previsão era que, mais uma vez, os espanhóis morreriam na praia. Mas, a fúria tanto tentou, tanto atacou que fez, merecidamente, o gol que lhe deu a vitória e o passaporte para a grande final. Com mais posse de bola, boa marcação, mais técnica, mais ofensividade e com vantagem no placar, foi só administrar o resultado, e poderia ter até ampliado o resultado.

Uma pena que a Alemanha não tenha conseguido apresentar o belo futebol dos outros jogos. Enquanto do outro lado, a Espanha resolveu jogar, mostrar o futebol que o colocou como a grande favorita no início da Copa e, em um momento bastante decisivo, mostrou sua força e quer fazer história.
Se na final, jogar tudo isso de novo, vai ser difícil tirar o título da Fúria.

_________________________



No outro jogo da semi final, realizado na última terça-feira, 06 de Julho, a Holanda venceu por 3 a 2 o Uruguai, de forma polêmica. O segundo gol dos holandeses foi irregular, mas o árbitro validou. Arbitragem deste mundial, diga-se de passagem, foi terrível.

Emoção e garra não faltaram, características peculiares da Celeste Olímpica em jogos decisivos. Mas, não deu para o último representante da América do Sul. O que é realmente lamentável
O Uruguai foi melhor ao longo da partida, soube fazer anular as jogadas da Holanda, foi ofensivo, mas o time parece ter sentido falta do capitão Lugano, lesionado, e do pelo cartão vermelho do último jogo. Holanda, nas oportunidades que teve foi mais eficiente. E se chegou à final, foi porque, de uma forma ou de outra, mereceu. O time uruguaio lutou até o último minuto de jogo e deixou a Copa de cabeça erguida.
A Holanda está invicta há 25 jogos, desde a prepação para o mundial, e conseguiu todos os resultados favoráveis e chegou até a final por ser eficiente quando tem oportunidade, principalmente, na bola parada. Mas, particularmente, acredito que ainda falta alguma coisa aos holandeses, algo que nos prenda mais a atenção ao futebol deles.
A grande maioria acredita que a Holanda vai levar o título. A Espanha tem mais futebol. Ao menos, aquele que dá gosto de assistir.
Uma coisa já se tem certeza, uma das duas seleções deixará o título de eterna favorita. Um delas vai sair da fila. O jogo já é histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário