domingo, 10 de maio de 2009

A semana agitada do Galo

O início da superação
por Priscila Oliveira

A semana na Cidade do Galo foi agitada do início ao fim. Da precipitada demissão do técnico Emerson Leão até à estréia no Brasileirão foram só emoções.

No jogo de quarta-feira, 06 de maio, estréia de Celso Roth no comando do time mineiro, o Atlético heroicamente fez os 3 a 0 sobre o Sport. Os gols foram de Renan, Welton Felipe e Alessandro, que havia acabado de entrar no time. Durante a partida, o goleiro Juninho defendeu um pênalti, contribuindo em muito para o triunfo. O resultado levou a decisão da vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil para os pênaltis. Nas cobranças deu Sport 5 a 4. O zagueiro, Leandro Almeida, o último a cobrar pelo Alvinegro, bateu mal e o goleiro adversário defendeu a cobrança.

O jogo, válido pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil deixou a sensação de superação da equipe do Galo ao vencer no tempo normal e frustração pela eliminação nos pênaltis, mas o time, por todo empenho e vontade saiu com dignidade da competição.

Ao considerar a falta de tempo de Celso Roth em treinar a equipe, metade deta vitória ainda tem o trabalho feito por Emerson Leão.

Passado a ressaca da eliminação, o time focou as atenções na estréia do Brasileiro. Em Florianópolis, o Atlético empatou em 2 a 2 com o Avaí, no Ressacada, na noite deste sábado, 09 de maio.

O treinador do alvinegro entrou em campo com a formação do time no 3-5-2. Como o Atlético ainda não está treinado para jogar desta forma, acabou tomando sufoco no 1º tempo e viu o Avaí fazer 1 a 0 ainda nesta etapa. No início do 2º tempo, veio mais um gol do time de Floripa. Parecia que uma nova goleada se desenhava, mas Roth acordou a tempo.

Ao perceber que o Galo não é, definitivamente, time de jogar com três zagueiros, o técnico mudou a formação, subsituiu o zagueiro Werley pelo lateral-esquerdo Thiago Feltri. Assim, liberou Júnior da sua função original e o orientou a ficar na armação das jogadas. Mas, a grande sacada do técnico parece ter sido colocar o Carlos Alberto para joga na lateral direita, já que Éder Granja não estava bem. O atacante Alessandro também foi para o jogo no lugar de Fabiano.

As mudanças fizeram o time melhorar de rendimento, Alessandro mostrou ser uma boa contratação e ter estrela. O jogador, mais uma vez, logo que entrou, fez o primeiro gol do Galo. Sete minutos depois, em jogada de Diego Tardelli, o Atlético empatou a partida com o gol de Carlos Alberto. Por muito pouco o time não fez o vira-vira.

A sensação que fica é que o time ainda tem muito a melhorar e o treinador muito a avaliar dos jogadores que tem em mãos. Antes de ele querer inventar a formação do time com três zagueiros é preciso muito trabalho.

Os times que usam este esquema e tem sucesso treinam e se preparam há muito tempo para jogar assim. É o estilo de formação que exige mais inteligência e disciplina dos defensores. Acredito que é esta formação deva ser treinada em uma pré-temporada, no início de um campeonato de pontos corridos, onde a maioria dos times estão preparados e treinados com uma forma de jogar definida, talvez seja mais complicado. O resultado pode demorar e complicar o time na competição. Mas, ele é o técnico, ganha para fazer o que for o melhor e vencer. Não passo de uma aprendiz destes mistérios.

O fato é que todos os treinadores que chegaram ao comandou da equipe mineira nos últimos anos e tentaram implantar esta forma de jogo, não tiveram sucesso. Talvez, pela fragilidade da zaga, ou a inexperiência dos zagueiros atleticanos ou, simplesmente, e o que seja mais provável, falta de disciplina tática dos jogadores.

Ao final do jogo, muitos elogios ao técnico recém chegado. No pós-jogo, Roth disse que esta partida contra o Avaí não era um jogo e sim uma guerra. Declarações deste tipo geram dúvidas a respeito do treinador e do material que ele tem para trabalhar. Se contra o Avaí foi uma guerra, imagina então contra os chamados "grandes" como o Galo. Será que vai ser um inferno?

Segue a escrita, desde 2002 o Atlético estréia no Brasileiro sem perder.

Saudações Atleticanas!!!

Fotos: Site do Galo

Um comentário:

  1. Priscila
    (pensei q tinha desistido de falar do Galo)

    Sinciridade se Galo ganhar alguma coisa com o Roth eu queimo a minha lingua porq nao gosto dele.

    Sei la porq o Leão saiu mas ele era mais Galo.


    Falando do jogo da copa do Brasil, meu amigo trabalha a noite e me ligou as 3:42 acorda q nao dou conta de sofrer sozinho.
    Palavras dele "41 minutos do segundo tempo Galo faz 3x0 e o Juninho defendeu um penalti"
    Levantei e fui ver que pena o Almeida errar o dele, batedor oficial antes do Tardelli.

    O Galo ja começou o Brasileiro com emoção vamos ver se ganhar do Gremio e do Sport ai boto fe.
    Outra coisa acho que o TCHÔ agora vai entrar em forma e jogar sempre.

    Pra cima deles GALO.

    Saudações Atleticanas!!!

    ResponderExcluir